21º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Devido ao Feriado da Independência na semana passada, esta semana estaremos falando sobre nosso trabalho nas duas últimas reuniões na Câmara Municipal. Em reunião no dia 08 de setembro, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a trigésima terceira reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 4 (quatro) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. Sem a parceria dos Vereadores e Poder Executivo, muitas melhorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

Para a Administração, os Vereadores dentro da comissão de Legislação Justiça e Redação Final, e Finanças e Orçamento, solicitaram tempo no Projeto de Lei que regulamenta a utilização dos cemitérios Municipais de Cristais tendo em vista a ausência de uma legislação especifica, até o momento, sendo que é dever do município regulamentar, disciplinar e fiscalizar a instalação e funcionamento regular dos cemitérios municipais, limitações decorrentes do Poder da Polícia. Nós Vereadores, diante de tal projeto, resolvemos solicitar tempo para que possamos estudar melhor todas as disposições que no foram apresentadas, visando não prejudicar a população.

Liberamos e aprovamos o Projeto de Lei número 136/2021, que abre credito Adicional no valor de R$ 82.400,00 (oitenta e dois mil e quatrocentos reais), para pagamento de servidores públicos inativos; ampliação e realização de melhorias na rede de iluminação pública; pagamento da taxas de agua e luz das Praças Municipais; pagamento de material de construção para manutenção das vias urbanas; realização de serviços mecânicos em geral, inclusive em maquinas pesadas usadas para manutenção das estradas vicinais;  e pagamento do termo aditivo contratual relativo a construção do novo Velório Municipal.

Para Secretaria de Obras, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$115.000,00 (cento e quinze mil reais) para construção do Monumento do Quilombo do Ambrósio localizado no morro da Comunidade da Meia Laranja.

Para Secretaria de Educação, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que visa a abertura de credito adicional no valor de R$550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais) para abertura de credito suplementar para aquisição de material de consumo, tais como material de papelaria, aquisição de livros literários e material de limpeza, bem como materiais permanentes como, geladeira, armários e fogão. Devido a pandemia do novo corona vírus, o valor orçado para gastos com transporte escolar não será utilizado em sua totalidade, portando será reduzido em sua dotação.

Em reunião no dia 23 de setembro, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a trigésima quarta reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 1(um) Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo e 3 (três) Moções de Aplausos de autoria do Poder Legislativo.

Para a Secretaria de Saúde, liberamos dentro das comissões e aprovamos em votação, o Projeto de Lei que abre crédito Adicional no valor de R$54.767,67 (cinquenta e quatro mil setecentos e sessenta e sete reais e sessenta e sete centavos), para a realização de serviços de tecnologia da informação e comunicação, transferência de recursos a Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paulo, correspondente participação do município no consorcio público e compra de material de consumo.

De minha autoria, liberamos e aprovamos a Moção de aplausos aos Funcionários da Escola Estadual Dr. Osmar Bicalho, pelos serviços e contribuições prestadas ao nosso município, durante esse período de pandemia, onde eles têm se empenhado cada vez mais para garantir um ensino de qualidade as nossas crianças e jovens.

Também sob minha autoria, liberamos e aprovamos a Moção de aplausos aos Funcionários do Colégio Maximus, pelos serviços e contribuições prestadas ao nosso município, garantindo um ensino de qualidade as nossas crianças e jovens de nosso município.

Outra monção que tive o privilégio de ser autora, que liberamos e aprovamos foi a Moção de aplausos aos Funcionários da APAE, pelos serviços e contribuições prestadas ao nosso município, garantindo além de ensino de qualidade, tratamento ideal para as nossas crianças e jovens portadores de necessidades especiais.