20º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Em reunião no dia 23 de agosto, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a trigésima segunda reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 5 (cinco) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, 1 (um) Projeto de Lei Sugestivo e 1(uma) Indicação de autoria do Poder Legislativo. Sem a parceria dos Vereadores e Poder Executivo, muitas melhorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

Para Secretaria de Obras e Serviços Públicos, os Vereadores dentro da comissão de Finanças e Orçamento, liberaram o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$110.000,00 (cento e dez mil reais) para a manutenção das vias urbanas com serviços como tapa buraco, pagamento da empresa Alicerce, que presta serviço de limpeza urbana, compra de material de limpeza, cesta básica e combustível e o pagamento da empresa CTR, que presta serviço de coleta de lixo da Usina.

Para Secretaria de Saúde, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$78.000,00 (setenta e oito mil reais) para pagamento de salário de funcionários na manutenção da Assistência Ambulatorial, bem como para Prestação de serviços de pessoa Jurídica no âmbito da Assistência ambulatorial, sendo necessário a realização de pré empenho de especialidades médicas.

Para Secretaria de Educação, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que visa a abertura de credito adicional no valor de R$137.000,00 (cento e trinta e sete mil reais) para suplementar a dotação de pagamento de servidores vinculados à Secretaria Municipal de Educação, como também para realização de serviços de tecnologia e gestão de dados de profissionais e alunos, bem como registro de documentos oficiais; para manutenção das atividades do ensino fundamental com a compra de materiais de consumo, tais como álcool, agua sanitária, sabão, etc.; para reforma a ser realizada na Escola Municipal Prefeito Aristeu Maia, vinculados a Secretaria Municipal de Educação e  Pagamento de funcionários e obrigações patronais vinculados a secretaria de Cultura.

Para Secretaria de Esportes e Lazer, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$30.000,00 (trinta mil reais) para pagamento dos termos aditivos relativos à construção do muro de arrimo na quadra do bairro Morro do Eduardo e a revitalização da quadra Poliesportiva Municipal do Bairro Vila Madalena.

Para a Admiração Geral, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$13.000,00 (treze mil reais) para aquisição de combustível a ser usado no veículo do Gabinete do Prefeito.

De autoria do Vereador Jefferson Azara Cardoso, o Projeto de Lei Sugestivo nº 134/2021, foi liberado e aprovado por nós Vereadores e tem o intuito de instituir a divulgação da listagem dos medicamentos disponíveis e em falta na rede publica municipal de saúde, com o intuito de esclarecer a toda a população sobre a disponibilidade de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS no município, a fim de evitar deslocamento até a farmácia municipal na falta dos mesmos. Tal projeto se deve a aplicação do principio da transparência administrativa, mas não apenas disponibilizar os dados, mas faze-lo em linguagem clara e acessível a toda a sociedade interessada, chamando a sociedade para participar dos rumos da Administração pública.

Também liberamos e aprovamos a Indicação de numero 38, de autoria dos Vereadores Jefferson, Deisilene e Rosilene, que tem como objetivo sugerir ao Prefeito, que seja realizado um levantamento dos alunos e um estudo socioeconômico para viabilizar a disponibilização de transporte publico gratuito àqueles alunos que se encontram em dificuldades econômicas para deslocar diariamente à Campo Belo para cursar o ensino superior.

Durante a reunião, tivemos a honra de receber representantes da área da Secretaria de Saúde do nosso município, que receberam das mãos da Vereadora Claedmar Aparecida Santos Maia, o certificado de Moção de Aplausos, de sua autoria, que aprovamos no dia 28 de junho, aos profissionais da saúde, que vem trabalhando incansavelmente durante o período da COVID-19.