19º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Essa semana em especial, estaremos falando sobre as duas últimas reuniões que aconteceram no Plenário da Câmara Municipal. Em reunião no dia 09 de agosto, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a trigésima reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 5 (cinco) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 1 (uma) Indicação e 1 (uma) Resolução de autoria do Poder Legislativo. Sem a parceria dos Vereadores e Poder Executivo, muitas melhorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

Para Secretaria de Obras e Serviços Públicos, os Vereadores dentro da comissão de Finanças e Orçamento,  solicitaram tempo no Projeto de Lei que abre credito no valor de R$110.000,00 (cento e dez mil reais) para a manutenção das vias urbanas com serviços como tapa buraco, pagamento da empresa Alicerce, que presta serviço de limpeza urbana, compra de material de limpeza, cesta básica e combustível e o pagamento da empresa CTR, que presta serviço de coleta de lixo da Usina, para que a Administração possa enviar para o Legislativo, a cópia dos contratos com essas empresas, que faltaram ser anexados juntos ao projeto e maiores explicações sobre esses contratos.

Para Secretaria de Saúde, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$116.732,40 (cento e dezesseis mil setecentos e trinta e dois reais e quarenta centavos) para pagamento dos custos relativos à base do SAMU.

Para Secretaria de Assistência Social, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei número 109 que visa a abertura de credito adicional no valor de R$15.000,00 (quinze mil reais) para suplementar a dotação de vencimentos e vantagens de servidora municipal, remanejada para a Proteção Social Especial.

Também liberamos e aprovamos os Projetos que alteram a quantidade de representantes no Conselho Municipal do Idoso e no Conselho Municipal de Assistência Social.

De minha autoria, também aprovamos a Indicação para o Executivo que visa verificar a possibilidade de que seja realizada a construção de jardim com gramado, flores e cercado por um passeio na Rua Ana maia, nos fundos da Escola Estadual Dr. Osmar Bicalho.

Liberamos e aprovamos também, a Resolução de nº180/2021 que abre credito adicional suplementar no valor de R$38.000,00 (trinta e oito mil reais) para suplementação interna na Câmara Municipal.

Com muito orgulho, também gostaria de compartilhar com todos vocês ouvintes da radio Cristal FM, o evento que participamos na manhã da terça feira, dia 10 de agosto. Depois de muita luta e trabalho incansável da Secretaria de Saúde, da Administração Municipal e com total apoio de nós Vereadores, Cristais, agora conta com a sede em nosso município de uma Unidade de Suporte Básico (UBS) do Serviço de atendimento móvel de Urgência – SAMU/CIS-URG. O evento foi realizado conforme as normas de segurança, devido ao Covid-19, e com toda certeza, esse é um momento importantíssimo para todos nós cristalenses, que teremos mais de perto, um apoio de 24 horas desse atendimento móvel de urgência ou emergência, e nos Vereadores não poderíamos deixar de estar presente.

E por fim, na reunião desta ultima segunda feira, dia 16 de agosto, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a trigésima reunião ordinária de 2021, onde constava na pauta de votação, 2 (dois) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 1 (uma) Moção de Aplausos de autoria do Poder Legislativo.

Para Secretaria de Saúde, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) para abertura de credito especial para o pagamento do contrato de rateio e transferência de recursos para aquisição de produtos relativos à participação do município no Consorcio Nacional de vacinas das cidades Brasileiras. O consórcio de rateio é um contrato celebrado em posse de um contrato de consorcio público, que visa a prestação do serviço público, de interesse coletivo e benefício para a população.

Também para saúde, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que abre o crédito no valor de R$ 24.204,00 (vinte e quatro mil duzentos e quatro reais), que abre o credito adicional para o incentivo financeiro que será usado para compra de mascaras, álcool gel para distribuição nas escolas da rede básica de ensino Municipal e Estadual, e material gráfico para a realização de ações em saúde voltadas para o tema “Prevenção à COVID-19” com distribuição nas escolas de rede básica de ensino.

De minha autoria, tive a honra de apresentar aos meus colegas Vereadores e ter o apoio deles, a Moção de aplausos para os professores e demais servidores pertencentes ao quadro da secretaria Municipal de educação, estendendo também, aos pais. Essa moção de aplausos, tem como objetivo parabenizar todos esses profissionais, que tiveram que se reinventar no modo de ensino, devido a pandemia do Covid-19. Toda a forma de ensino teve que ser aprimorada, devido à ausência das aulas presenciais, e os profissionais de educação, alunos e também seus pais, tiveram que se unir e reaprender uma nova forma de aprendizado.