26º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Em reunião no dia 03 de novembro, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a quadragésima primeira reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 2 (dois) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 1 (um) Projeto de Lei de autoria do Poder Legislativo. Sem a parceria dos Vereadores e Poder Executivo, muitas melhorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

Para Secretaria de Cultura, nós Vereadores aprovamos e liberamos o Projeto de Lei que abre credito no valor de R$115.000,00 (cento e quinze mil reais) para construção do Monumento do Quilombo do Ambrósio, localizado na Meia laranja.

Outro Projeto que foi apresentado, é o Projeto de Lei que estima a receita e fixa a Despesa do Município de Cristais para o exercício financeiro de 2022, a Lei Orgânica Municipal, apresenta as ações prioritárias voltadas para o atendimento as demandas da sociedade, em especial nas áreas social, saúde e educação. A receita tem como   base, um estudo técnico que teve parâmetro na arrecadação municipal, apresentando dados e representando uma visão de todos os gastos que o Poder Público Municipal necessita realizar com a estrutura administrativa, com os serviços públicos de interesse local, as comissões resolveram solicitar tempo para realização de emendas impositivas.

De autoria dos Vereadores Marcos Basílio Neves e Edvaldo Rosa Reis, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que dá denominação à rua paralela à rua José de Assis Carvalho, sentido aterro-valadões, no Bairro Buraco Fundo, de Rua Ricardo Jorge Maia. O homenageado, foi responsável por muitas obras em Cristais, todas elas projetadas com carinho, dedicação e a competência que lhe eram peculiares. Pessoa de inegável inteligência, que muito contribuiu para nossa cidade, e a qual tivemos a honra em prestar essa singela homenagem.

Em reunião no início da noite do dia 08 de novembro, nós Vereadores da Câmara Municipal, realizamos a quadragésima segunda reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 5 (cinco) Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo e 9(nove) Emendas de autoria do Poder Legislativo.

Para a secretaria de Educação, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que abre credito adicional no valor de R$270.000,00 (duzentos e setenta mil reais) para realização  da cobertura da quadra Esportiva da Escola de Tempo Integral Emídio Gambogi.

Continuando na Pasta da Secretaria de Educação, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que abre credito adicional suplementar no valor de R$162.800,00 (cento e sessenta e dois mil e oitocentos reais), para a suplementação por redução de dotações orçamentarias, visto que nas dotações a reserva que foi estimada para 2021 não será gasto, sendo necessário o remanejo para outras dotações, onde serão investidos em materiais permanentes de consumo.

Para a secretaria de Saúde, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que abre credito adicional no valor de R$19.202,64 (dezenove mil duzentos e dois reais e sessenta e quatro centavos) para aquisição de equipamentos e material permanente, no caso câmeras de segurança e impressora para impressão de exames Doppler, e ainda material de consumo para a manutenção das atividades da saúde bucal.

Para a secretaria de Cultura, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei que abre credito adicional no valor de R$107.817,00 (cento e sete mil oitocentos e dezessete reais) para custear as despesas da Lei Aldir Blanc, que se trata ao incentivo cultural de acordo com planos de ações emergenciais destinados ao setor cultural.

Outro Projeto que foi colocado para votação ao qual liberamos e aprovamos se trata do Projeto de Lei que estima a receita e fixa a Despesa do Município de Cristais para o exercício financeiro de 2022 com as devidas emendas impositivas criadas pelos Vereadores, as quais foram todas aprovadas por unanimidade. Como já falamos, a Lei Orgânica Municipal, apresenta as ações prioritárias voltadas para o atendimento as demandas da sociedade, por isso foi importante que aprovássemos essa lei junto as Emendas que foram criadas no Legislativo, dando uma ênfase maior as necessidades da sociedade. Como legítimos representantes da população, e mais próximos a todas as necessidades do nosso município, destinamos essas emendas para suprir algumas demandas que faltam em nossa sociedade, e que temos acompanhado nesse ano de 2021, em especial nas áreas social, saúde e educação.

______________________________________________________

MARCOS ANTONIO DE SOUZA – PRESIDENTE