8º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Em reunião na última segunda feira, dia 17 de maio, os Vereadores da Câmara Municipal, realizaram a décima nona reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação constava 1 (um) projeto de autoria do Poder Executivo e 1 (um) projeto criado pelo Poder Legislativo. Sem a parceria dos Vereadores e Poder Executivo, muitas benfeitorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

De autoria do Poder Legislativo, liberamos e aprovamos o Projeto de Lei número 67(sessenta e sete), que da denominação à Rua conhecida por Travessa da Rua Geraldo Luiz de Oliveira, situada entre a Rua Geraldo Luiz de Oliveira e Rua Antônio Albino, no centro, de Rua Silvio Sabino da Silva. Silvio residiu toda sua vida na Zona Rural de Cristais, na comunidade “Ribeirão dos Cavalos”, onde trabalhou a vida toda como lavrador, sendo um homem honesto e de boa conduta.

Nosso homenageado levou uma vida simples, sendo uma pessoa de caráter e moral ilibada, foi exemplo para seus filhos, Darcy Silva, Ademar Silva, Vanuzia Silva, Gilmar Silva e Gilberto Silva, frutos de seu casamento com a Senhora Santina Maria de Jesus.

De autoria do Poder Executivo, foi colocado para estudo pelas Comissões Permanente, o Projeto de Lei número 68 (sessenta e oito), que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentaria para o exercício de 2022, para ser melhor estudado pelos Vereadores e para a criação de Emendas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Município elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte. Antes de se fazer o orçamento de cada ano, o Poder Executivo prepara e encaminha a LDO para ser discutida na Câmara Municipal. É a LDO que diz como deverá ser feito o orçamento anual e quais são os gastos mais importantes para aquele período. Na prática, a LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte.

Esse ano, a participação popular na audiência pública para discutir o projeto da LDO para 2022, levando em conta a atual impossibilidade de participação presencial nas reuniões da Câmara, por ocasião da pandemia provocada pelo coronavírus seguira os seguintes critérios:

FORMA: pelo portal da Câmara através do e-mail: camara@camaracristais.mg.gov.br ou presencialmente na sede da Câmara por escrito, lembrando que é obrigatório o uso de máscara.

PRAZO: Até as 08:00h do dia 30/06/2021.

  • A sugestão deverá conter informações suficientes à sua total compreensão.
  • Todos poderão apresentar sugestões populares.

 

Ao cidadão cristalense e ouvinte da rádio Cristal FM, que deseja acompanhar mais o nosso trabalho na Câmara durante as Reuniões Ordinárias que acontecem durante todas as segundas feiras às 18h, e saber sobre os ofícios, indicações e Projetos de Leis, basta se conectar ao nosso canal no Youtube – “Câmara Municipal de Cristais”  e ao nosso site www.camaracristais.mg.gov.br.

No site da Câmara você pode conferir as atas das reuniões, as indicações dos Vereadores para o Poder Executivo, as Leis que estão em vigor, assim como na aba da Transparência, conferir as despesas do Legislativo, como folha de pagamento, diárias de viagens, gastos com o pessoal, decretos, Leis aprovadas e a estrutura interna da Câmara.

Por fim, fortaleço a ideia de que a Câmara Municipal de Cristais, legítima representante do povo, reforça o seu compromisso para com todos os cristalenses e todos os vereadores se colocam à disposição para toda a população.

 

Câmara Municipal de Cristais Gestão 2021/2024.