5º Programa semanal da Câmara Municipal na Rádio Cristal FM

Em reunião na última segunda feira, dia 26 de abril, os Vereadores da Câmara Municipal, realizaram a décima sexta reunião ordinária de 2021.  Na pauta de votação estavam 3 (três) projetos enviados pelo Poder Executivo, que sem a parceria dos Vereadores, muitas benfeitorias para a população cristalense, não poderiam estar sendo realizadas na cidade.

Sabemos que depois de mais de um ano dos primeiros casos de COVID-19 registrados no Brasil, a situação atual mostra dados críticos revelando um colapso na saúde.  A falta de leitos em todo o país, em especial em nossa macro e microrregião, fez com que o Hospital Municipal Santo Antônio sofresse diversas mudanças, para que pudesse receber pacientes não COVID e pacientes portadores do vírus da COVID-19, por isso para Secretaria de Saúde, foi aprovado e liberado pelos Vereadores, a quantia de R$118.500,00 (cento e dezoito mil e quinhentos reais) para aquisição de equipamentos e material permanente para o Hospital Municipal Santo Antônio, para o Combate a pandemia do Coronavírus. Esta é mais uma verba importante para a saúde do nosso município, que nós Vereadores tivemos a honra de aprovar.

Como falamos em nosso informativo na semana passada, nós vereadores estamos atentos a situação difícil que o Coronavírus proporcionou a todos nós. Assim, neste período de calamidade pública, é evidente em todo o país e também aqui em Cristais, que as pessoas estão sofrendo muito em virtude das restrições impostas pelos decretos municipais e estaduais, colocando os cidadãos de menor poder aquisitivo em situação de vulnerabilidade.

Por isso, o Poder Legislativo, através dos vereadores que compõem a Câmara Municipal de Cristais, atentos à esta situação, votaram favoravelmente e aprovaram para a Secretaria de Assistência Social, a quantia de R$37.000,00 (trinta e sete mil reais) que tem o objetivo de adquirir materiais de consumo, gênero alimentício, material de limpeza e higiene pessoal para atender famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, considerando os danos socioeconômicos causados pela Pandemia do novo Coronavírus.

Preocupados com os trabalhadores da zona rural de Cristais, os vereadores aprovaram e liberaram para Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a quantia de R$479.085,00 (quatrocentos e setenta e nove mil e oitenta e cinco reais) para a autorização do Poder Executivo financiar junto ao Banco do Brasil, um crédito para aquisição de uma patrulha mecanizada, composta por um caminhão basculante e uma máquina Patrol, que tem por objetivo renovar e ampliar a frota que atua na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para garantir maior agilidade na execução dos serviços, ampliação da área de atuação, bem como a maior eficiência na realização além de gerar economia mecânica e manutenção para a administração.

Na Câmara também foi aprovada a Resolução nº 179 de 26 de abril de 2021, que institui a Frente Parlamentar Jovem no âmbito da Câmara Municipal de Cristais. A Frente Parlamentar Jovem (FPJ) se reuniu pela primeira vez de forma presencial na Câmara Municipal de Campo Belo durante a noite desta última quinta-feira dia 22 de abril, para discutir assuntos de interesse da microrregião composta por Campo Belo, Cristais, Aguanil, Cana Verde e Santana do Jacaré. Participaram da reunião os vereadores de Campo Belo: Gustavo Protásio (CIDADANIA), Bruna Lorrane (SOLIDARIEDADE), João Eduardo (MDB) e Thales Camilo (SOLIDARIEDADE), os Vereadores de Cana Verde: Túlio (PSD) e Roginho (DEM), além do Vereador Guilherme (PSB) de Aguanil e o vereador Jefferson Ázara (PSD) de Cristais. A ideia da Frente Parlamentar Jovem (FPJ) é aproximar a juventude da política e conscientizar a população do novo conceito de política em prol da sociedade, além de trazer recursos e benefícios para os municípios. A Frente Parlamentar Jovem trabalha em conjunto com apresentação de Projetos de Lei e adotará como objetivos principais as causas coletivas que são de interesse da nossa região, como por exemplo a duplicação e manutenção da BR-354 no trecho que contorna os municípios da microrregião, entre outras ações. A Frente Parlamentar Jovem estará se reunindo quinzenalmente para debater ideias e colocar projetos em prática.

Durante todo o Mês de Abril 2021

Secretaria de Obras: R$ 567.457,00 (Quinhentos e sessenta e sete mil e quatrocentos e cinquenta e sete reais)

Secretaria de Saúde: R$ 270.454,00 (Duzentos e setenta mil e quatrocentos e cinquenta e quatro reais).

Secretaria de Assistência Social: R$ 237.000,00 (Duzentos e trinta e sete mil reais)

Além de R$ 11.200,00 (Onze mil e duzentos reais) de repasse para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Essa semana, a Câmara Municipal de Cristais, vem prestar homenagem por uma data especial:

Dia do Trabalhador – 01/05/2021 – Sábado

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações. Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho. Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.